terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CÃES E GATOS NA AREIA DA PRAIA PODEM TRAZER TRANSTORNOS À SAÚDE

Você leva seu cão ou gato à praia? Se leva, fique sabendo que esta é uma prática nada bem vista pelas autoridades sanitárias e pelos médicos veterinários , de um modo geral .

As razões para tantas preocupações são várias, e vão desde acidentes, que ocorrem em praias e outros locais públicos, envolvendo animais que geralmente são levados a passear soltos, e acabam por ferir alguém ; à possibilidade de transmissão de doenças que podem afetar as pessoas e também pelo aspecto da própria saúde do animal , às vezes apresentando problemas pelo excesso de calor , ingestão de restos de peixes e crustáceos , areia ou água salgada .

O contato com as fezes e urina de cachorros pode transmitir diversas doenças, como o bicho geográfico (larva migrans), vermes , micoses , brucelose e leptospirose . essa última pode ser passada do rato para o cão através das sobras alimentares infectadas pela urina do rato .

Conheça as doenças

Conheça algumas das doenças que o seu animal pode transmitir às pessoas , caso você o leve para a praia ou para dar um passeio na calçada :

MICOSE : São transmitidas através do contato direto com o cão . O mais comum é a transmissão ocorrer através da saliva ou do pêlo .

LEPTOSPIROSE : Transmitida através da urina ou pela água contaminada com urina de cães,gatos e ratos infectados pelas leptospira , que provocam a doença e penetram através das mucosas , ferimentos da pele ou ingestão da água contaminada .

LARVA MIGRANS : (bicho geográfico) É adquirida através das fezes e urina dos cães,principalmente na areia da praia

VERMES : Podem ser transmitidos através das fezes e lambidas de cães e gatos .

PENSE E REPENSE ANTES DE LEVAR SEU CACHORRO OU GATO Á PRAIA OU AO PARQUE.

APOIO : Associação de Moradores – AMARFLOR

Presidente – MAIA – maiaza@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERTIFICADOS E HOMENAGENS