terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

POSTURA + EDUCAÇÃO = SAÚDE.

Nossa associação de moradores visando o bem estar dos freqüentadores da praia de Itapebussus - Praiamar, instalou, com o apoio da secretaria de Ordem Pública do Município - SEMOC, placas (anexo) educativas, advertindo quanto a impossibilidade de circulação de cães nas areias das praias.

- Além das doenças transmitidas para as pessoas ( ver texto)e o perigo dos ataques (mordidas), os animais também sofrem com desidratação, micozes, etc.

- ENFIM, TODOS SAEM PERDENDO.

OBS: É só dar uma caminhada nas areias de Itapebussus que vocês vão se deparar com muitas fezes(ver foto) dos cães que seus donos levam para passear em LUGAR IMPRÓPRIO.

- Esperamos que essa ação seja levada para outras praias do município, onde o objetivo é a qualidade de vida com saúde.

CÃES E GATOS NA AREIA DA PRAIA PODEM TRAZER TRANSTORNOS À SAÚDE

Você leva seu cão ou gato à praia? Se leva, fique sabendo que esta é uma prática nada bem vista pelas autoridades sanitárias e pelos médicos veterinários , de um modo geral .

As razões para tantas preocupações são várias, e vão desde acidentes, que ocorrem em praias e outros locais públicos, envolvendo animais que geralmente são levados a passear soltos, e acabam por ferir alguém ; à possibilidade de transmissão de doenças que podem afetar as pessoas e também pelo aspecto da própria saúde do animal , às vezes apresentando problemas pelo excesso de calor , ingestão de restos de peixes e crustáceos , areia ou água salgada .

O contato com as fezes e urina de cachorros pode transmitir diversas doenças, como o bicho geográfico (larva migrans), vermes , micoses , brucelose e leptospirose . essa última pode ser passada do rato para o cão através das sobras alimentares infectadas pela urina do rato .

NOTA : Se o perigo de doenças não é motivo suficiente para desestimular donos de cães a levarem seus pets para a areia, o risco de apreensão dos animais podem servir como freio aos proprietários. Guardas Municipais estão orientados a solicitar e a retirar os animais em caso de desobediência do proprietário.

Conheça as doenças:

Conheça algumas das doenças que o seu animal pode transmitir às pessoas , caso você o leve para a praia ou para dar um passeio na calçada :

MICOSE : São transmitidas através do contato direto com o cão . O mais comum é a transmissão ocorrer através da saliva ou do pêlo .

LEPTOSPIROSE : Transmitida através da urina ou pela água contaminada com urina de cães,gatos e ratos infectados pelas leptospira , que provocam a doença e penetram através das mucosas , ferimentos da pele ou ingestão da água contaminada .

LARVA MIGRANS : (bicho geográfico) É adquirida através das fezes e urina dos cães, principalmente na areia da praia

VERMES : Podem ser transmitidos através das fezes e lambidas de cães e gatos .

PENSE E REPENSE ANTES DE LEVAR SEU CACHORRO OU GATO Á PRAIA OU AO PARQUE.

APOIO : Associação de Moradores – AMARFLOR







2 comentários:

  1. Maia, companheiro, saudações!
    De fato a iniciativa da Associação é louvável.
    A respeito do email, não compreendi a questão sobre a castração, uma vez que a Semap possui um programa chamado "PSA" - Programa de Saúde e Bem-estar Animal, que faz a castração de até 4 cachorros e/ ou gatos pçor proprietário. E a cirurgia é feita toda semana...
    Abs,
    Michelle Reis

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas palavras as palavras da Ednamara, além de tudo que ela disse poderia também, ser criada uma lei de responsabilidade do dono, para que esses animais indefesos não fossem abandonados e largados pela rua, e que também se proibisse soltar os animais na rua para que eles façam suas necessidades.Cada um que tome conta do que é seu, e não " jogue para o mundo " como o Maia fala.

    Ieda Maria

    ResponderExcluir

CERTIFICADOS E HOMENAGENS