sábado, 19 de março de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE RIO DAS OSTRAS

Na sessão da Câmara do dia 16 de março último um vereador fez uma indicação para o estabelecimento de "mototáxi" em nosso município.

Mediante essa inoportuna indicação, mostramos aqui a rejeição nacional ao mototáxi :

MOTOTÁXIS: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO E PREJUÍZOS AO SISTEMA DE SAÚDE

Em 2005 as motos eram 14% da frota de transporte e consumiram 25% dos gastos com acidentes ocorridos no país, totalizando prejuízos superiores a 5,3 bilhões de reais. Onde há mototáxis o número de mortes chega até a 13,43 mortos por cada 100 mil habitantes. Nas localidades onde o serviço não existe os índices não passam de 3,8 mortes

Frente Parlamentar lança cartilha contra a regulamentação dos mototáxis no País

A Frente Parlamentar do Transporte Público que atua no Congresso definiu, há poucas semanas, lançar uma campanha nacional - que inclui o lançamento de uma cartilha com orientações aos brasileiros - exigindo o cumprimento da legislação vigente, que proíbe os serviços de mototáxis no País.

E os argumentos a serem apresentados são fortes. Entre eles as estatísticas, que segundo a Frente Parlamentar não deixa dúvidas: cerca de 12 mil pessoas morrem por ano em acidentes com moto. A estimativa é que para 2008, haverá 250 mil acidentes envolvendo o veículo em todo o Brasil, com seqüelas graves em pelo menos 100 mil pessoas.

A cartilha discorre não somente sobre os acidentes e mortes causadas pelo mototáxi. Os custos da saúde público, a poluição ambiental, a sobrecarga de impostos públicos e a degradação do trânsito também são abordados pelos parlamentares.

Eles informam ainda que em 2005 as motos representavam 14% da frota de transporte e foram responsáveis por 25% dos gastos com acidentes ocorridos no Brasil, totalizando prejuízos superiores a 5,3 bilhões de reais.

A cartilha traz ainda uma comparação entre cidades onde há esse serviço - considerado ilegal mas que prolifera em algumas localidades - e avisa: onde há mototáxis o número de mortes chega até a 13,43 mortos por cada 100 mil habitantes, enquanto em localidades onde o serviço não existe os índices não são superiores a 3,8 mortes.

A Frente Parlamentar destaca que projeto para a implantação de serviços de mototáxis foi novamente rejeitado na Câmara Federal. O relator do projeto, deputado Hugo Leal, do PSC do Rio considerou que o serviço é muito perigoso para os passageiros e danoso para o trânsito das cidades.

PARA REFLETIR, OPINAR, AVALIAR E DECIDIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERTIFICADOS E HOMENAGENS