segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeito de Rio das Ostras cobra mais segurança ao comando da PM

O prefeito de Rio das Ostras irá se reunir na próxima semana com o Comando Geral da Polícia Militar, na cidade do Rio de Janeiro, para reivindicar maior efetivo para o município. O encontro é motivado pela morte do guarda municipal José Carlos Werneck, em serviço, na madrugada da terça-feira de Carnaval, dia 8.
"Estamos mobilizados em torno dessa tragédia. Nossos guardas são exemplos de dedicação e compromisso com o trabalho e com a cidade. Todos nós lamentamos muito a perda do profissional, do cidadão e da pessoa. Porém, além de lamentar é necessário cobrar do Governo do Estado sua responsabilidade pela Segurança Pública. Não vamos tolerar que a paz em Rio das Ostras seja ameaçada", completou Carlos Augusto.
A pedido do prefeito, neste Carnaval, a cidade recebeu o reforço de mais 80 PMs para atuar na cidade. Ele reivindica agora o aumento permanente do número de policiais militares na cidade.
A Administração Municipal vem oferecendo total apoio ao trabalho das Polícias na manutenção da segurança. O município mantém uma Central de Monitoramento por câmeras, localizadas em pontos estratégicos, que ajudam a coibir crimes, identificar infratores e agilizam a ação da PM.
A Prefeitura também cedeu o terreno e está construindo, na localidade de Praiamar, o primeiro Quartel de Bombeiros da cidade e a sede da 3a Companhia da Polícia Militar. As obras já estão em licitação e assim que for concluído o processo licitatório, em 90 dias as construções devem começar.
MAIS GUARDAS - A Prefeitura também vem aumentando o efetivo e aparelhando a Guarda Municipal. Atualmente são 415 guardas trabalhando, sendo que 180 são ingressos do último concurso público. Mais homens devem ser convocados. Também foram adquiridas mais 11 viaturas, que serão utilizadas em ações de trânsito, além de rondas e no apoio à segurança.
O governo municipal também criou o Projeto Guarda Comunitária, que institui a presença permanente da Guarda Municipal em bases fixas espalhadas em diferentes pontos da cidade e rondas 24 horas nas localidades, como forma de suporte ao trabalho das Polícias. Segundo o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, o projeto Guarda Comunitária é importante para aproximar o cidadão da Administração Municipal e também facilitar o trabalho da PM. "As pessoas confiam naqueles representantes que conhecem. A comunidade deve se sentir acolhida e atendida em suas demandas", completou Cel. Pinto.
Em paralelo a essas ações da Administração Municipal, o prefeito reforça a necessidade de continuar cobrando do Governo Estadual o direito à Segurança Pública no município.
"Apesar de estarmos fazendo muito além do que é de nossa responsabilidade para tornar Rio das Ostras uma cidade melhor para se viver, sabemos que é necessário que cada um cumpra o seu papel. Podemos construir prédios e doar ao Governo do Estado mas não podemos garantir o efetivo da Policia Militar. Podemos colocar câmeras na cidade, chamar Guardas Municipais aprovados no concurso público, capacitá-los e equipá-los para tornar nossa cidade mais segura, mas sabemos que precisamos da presença do Estado. Vou continuar cobrando para que possamos garantir nossa segurança." acrescentou o prefeito Carlos Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERTIFICADOS E HOMENAGENS