terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conselhos Comunitários de Segurança expõem demandas ao ISP

Renata Fortes e Karina Nascimento
No dia 28 de julho de 2011, no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER – RJ), o Instituto de Segurança Pública (ISP) se reuniu com membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) da Zona Oeste (AISP 14, 18, 31 e 27) e da Zona Norte (AISP 9, 16, 17, 22 e 40) para ouvir as demandas, reclamações e detalhar as mudanças ocorridas nas áreas da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (2ª RISP). Na reunião estiveram presentes o Diretor-Presidente do ISP, Ten Cel PM Paulo Augusto Souza Teixeira, o Vice-Presidente do ISP, Cel PM José Motta de Souza e a Coordenadora dos CCS, Dra. Edna Pinto de Araújo.

Vice-Presidente do ISP Cel PM José Motta de Souza, Diretor-Presidente do ISP Ten Cel PM Paulo Augusto Teixeira e a Coordenadora dos CCS Dra. Edna Pinto
O Presidente do ISP apresentou maiores detalhes sobre o estudo realizado, a pedido da Secretaria de Estado de Segurança, que levou a diversas modificações nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) para tentar solucionar os problemas, como limites de delegacias, novos batalhões, dentre outros. “As maiores mudanças foram feitas na 2ª RISP, e o processo, onde ouvimos todos os órgãos envolvidos, foi longo, mas espero um resultado positivo para melhorar o trabalho das polícias. Algumas mudanças ocorridas: a criação do 41°BPM com o objetivo de diminuir a área da AISP 9; o bairro de Vila Valqueire que integrava o 18°BPM passou a fazer parte do 9°BPM; e a alteração no território da 42ª DP, que passou a ser responsável por mais um bairro: Barra de Guaratiba.

Após as explicações, os membros dos CCS tiveram espaço para falar sobre as demandas de suas áreas. Uma das principais solicitações dos Conselhos foi a quantidade de policiais nos batalhões e delegacias para que o trabalho realizado pelas polícias continue surtindo efeito em termos de segurança das áreas abrangidas. O Vice-Presidente do ISP, Cel Motta informou que o Instituto está fazendo, juntamente com as polícias, um estudo sobre os efetivos, e que este analisa a população da área, o índice de criminalidade, a extensão territorial e o efetivo atual do batalhão e da delegacia. Segundo ele, esse estudo está em andamento e será encaminhado para a Secretaria de Estado de Segurança. Depois de concluído e analisado, ela fará as mudanças cabíveis de acordo com a necessidade de cada área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERTIFICADOS E HOMENAGENS