quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeito de Rio das Ostras participa de lançamento da campanha estadual contra a Dengue



Carlos Augusto esteve com Sérgio Côrtes e anunciou mais vagas para o setor de controle da dengue no próximo concurso

Rio das Ostras não descansa quando o assunto é prevenção à dengue. E conta com o apoio do Governo Estadual para vencer a batalha contra o mosquito. Nesta segunda, 19 de setembro, o prefeito Carlos Augusto e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes ao lançamento da campanha “10 minutos Contra a Dengue”, ao lado do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e de outros representantes de 50 municípios fluminenses.

Durante o evento, o secretário Sérgio Côrtes lembrou que o risco de uma nova epidemia no Estado é grande, mas que é possível evitá-la. Com esse objetivo, foi criada a atual campanha, inspirada em uma estratégia do governo de Cingapura. A iniciativa visa estimular as pessoas a investir 10 minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra pelo menos 86% dos focos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, é importante que a população entenda a importância de combater o mosquito.

O prefeito Carlos Augusto aproveitou o evento para dar uma boa notícia à população. No próximo concurso público, está prevista a contratação de mais agentes para o combate à dengue. “Não queremos repetir o quadro de epidemia que o município passou no início do ano. No ano que vem, vamos trabalhar ainda mais para livrar a cidade dessa doença, com ajuda da população”, anunciou o prefeito.
Sérgio Côrtes apresentou as novas diretrizes do trabalho de contingência da doença. Como forma de prevenção à epidemia de dengue, a estratégia será reforçar as visitas dos agentes de endemias aos fins de semana e no horário noturno.

COMBATE INTENSO - Em Rio das Ostras, foram realizadas cerca de 240 mil visitas a residências só no primeiro semestre de 2011, segundo dados da Vigilância em Saúde. Para Andréa Bellei, coordenadora do setor, esse trabalho tem ajudado a controlar a alta incidência da doença que a população enfrentou no início do ano. A especialista da Secretaria Municipal de Saúde afirma que, para o próximo verão, haverá mais ações para controlar o mosquito.
“Organizaremos mais grupos de trabalho para atuar principalmente nos horários da noite e nos fins de semana”, afirma, lembrando que, como o município tem muitas casas de veraneio, essa ação já acontecia, mas não com tanta frequência. A equipe de combate a dengue em Rio das Ostras conta com mais de 200 agentes de endemias, além de ter um aumento de 30% desse efetivo na época do verão.

COLETA DE RESÍDUOS - Com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, equipes da Prefeitura fazem ainda a limpeza de terrenos e coleta de resíduos de grande porte, como móveis velhos, que podem se tornar criadouros. Também como forma de prevenção à dengue e manutenção da saúde pública, o trabalho de limpeza e coleta de resíduos está sendo intensificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERTIFICADOS E HOMENAGENS