segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MÁ EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO 2.

Dá pra notar o porque de tantos atropelamentos em nosso município ?

*A foto 1 vimos um grupo de adolescente atravessando a Rodovia com o sinal aberto para veículos e a +-3 metros da faixa de pedestre.

*A foto 2 vimos uma senhora conduzindo uma bicicleta com uma criança na garupa, e pasmem, parece estar dormindo, totalmente desprotegida. E a + - 3 metros da faixa de pedestre. O correto seria atravessar andando conduzindo a bicicleta.

A faixa de travessia pode ter várias cores. De acordo com a Legislação ou não.

Se a faixa é branca, preta, laranja, roxa, verde, magenta, rosa, enfim.

O mais importante não está sendo discutido, que é a EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.

Faixa, sinal de trânsito, passarela, etc. NÃO RESPEITAMOS NADA DISSO.

SABEM PORQUE ?

Enviem soluções.

Ou irão colocar a culpa dos atropelamentos nas faixas ?

Vamos refletir um pouquinho ?

Será que em cada ponto desse, teremos que ter um sinal de trânsito + faixa + guarda municipal + ambulância ?

Excelente, Maia!

A palavra chave para amenizar esse e ouros problemas é EDUCAÇÃO. Somos quilo que aprendemos - na escola, em casa,..., na mídia. A falta de educação vista na travessia das faixas ou no não uso das passarelas, é uma extensão da falta de educação como um todo. Ela é vista também no sujar das ruas, das praças, da areia da praia, no grafite impiedoso das faixadas,... É preciso rever o que se ensina nas escolas! É preciso investir na Educação!

Severino Ferreira



Um comentário:

  1. Amigo Presidente Maia,

    Muito tenho lido e ouvido expressões como "...é tudo uma questão de educação, civilidade, urbanidade,...", conforme nos diz aqui o Sr. Severino Ferreira com a frase: "É preciso rever o que se ensina na escola! É preciso investir na Educação !"
    Por tudo isso, dando asas às minhas veias de professor, é que ratifico ao prezado amigo minhas sugestões de PALESTRAS NAS ESCOLAS.
    Ou seja, é o Conselho de Segurança Pública - em parceria com as Escolas Municipais, Associações de Moradores, pais de alunos, Autoridades civis e militares do nosso Município (e de convidados Municípios da Região) - rotineiramente efetuando Palestras, Reuniões, ..., em salas de aulas, conversas essas sempre voltadas para a Educação, Meio Ambiente, Ética, Cidadania, Segurança,... que devem ser observadas em toda a Comunidade (não só nas escolas, em casa, nas ruas,).
    É mais do que provado (e certo) os altos investimentos que nossa Prefeitura destina à Educação e ao Bem-Estar Social de seus munícipes, para que Rio das Ostras seja uma Cidade que caminha cada vez mais ao lado de sua população.
    Entretanto, permita-me contestar acerca da conscientização, já que ela não existe e não é exercida pela grande maioria de seus habitantes. Não existe conscientização; o que existe, na realidade, é sensibilização, que é o que pretendemos fazer com as nossas propostas Palestras.
    Do amigo, irmão e admirador de seus trabalhos,
    CARLOS.

    ResponderExcluir

CERTIFICADOS E HOMENAGENS