terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeitura reforça efetivo de Guarda-vidas para atuar na alta temporada em Rio das Ostras

Profissionais contam com novos equipamentos para auxiliar no resgate à vítimas de afogamento

Mais 13 homens estão sendo treinados para atuar como guarda-vidas nas 15 praias e 13 lagoas de Rio das Ostras. O objetivo é reforçar o efetivo de 22 guardas municipais que já atende à demanda, além dos seis bombeiros militares do 9º GBM que trabalham no resgate às vítimas de afogamento. A outra novidade é que agora eles contam com equipamentos que auxiliam o trabalho de resgate. A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano adquiriu pranchas de long board, nadadeiras e bóias para todos os 35 guardas municipais que atuam na função específica.

Embora a função de guarda-vidas seja responsabilidade do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, há alguns anos capacita guardas municipais para atuar, principalmente na alta temporada, quando a cidade tem a população triplicada. No verão, a cidade costuma receber, em média, 200 mil turistas.

De acordo com o inspetor de Segmento Ambiental, tenente Rangel, durante a alta temporada, os guarda-vidas da Secretaria de Ordem Pública trabalham em sistema de rodízio, de 8h às 19h30, e na baixa temporada, de 8h às 17h. Segundo ele, os principais acidentes com afogamentos são ocasionados pela falta de conhecimento do banhista em relação ao mar, à embriaguez e à falta de preparo físico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERTIFICADOS E HOMENAGENS